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AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Av. Borges de Medeiros, 659 - 14º andar - Bairro Centro - CEP 90020-023 - Porto Alegre - RS - www.agergs.rs.gov.br
CNPJ 01.962.045/0001-00

Relatório de Fiscalização Nº 3/2025 - DSI

 

I - OBJETIVOS

Verificar o cumprimento do Regulamento de Serviços de Água e Esgoto - RSAE Unificado - REN nº 66/2022 e da legislação em vigor do setor de saneamento referente aos limites de pressão na rede de água no município de São Borja​​. O art. 40 que determina a delegatária fornecer o serviço de abastecimento de água com intervalo entre 10 (dez) m.c.a de pressão dinâmica mínima e 50 (cinquenta) m.c.a de pressão estática máxima, medidas no quadro do hidrômetro.

 

II - TEMPESTIVIDADE DA MANIFESTAÇÃO

Nos termos do art. 14 da Resolução Normativa REN Nº 32 da AGERGS, passamos a examinar a tempestividade da manifestação apresentada pela delegatária. 

1) A delegatária foi oficiada em 8 de janeiro de 2025 (quarta-feira) através do Ofício Nº 1/2025 - DSI (0474784), com confirmação da entrega na mesma data, com prazo para disponibilização das informações até 17 de janeiro de 2025 (sexta-feira);

2) A delegatária encaminhou, via e-mail (0476837), as manifestações à AGERGS no dia 17 de janeiro de 2025 (sexta-feira) através da "Resposta ao Ofício N° 1/2025 – DSI" (0476839) com Anexos.

3) Logo, considera-se TEMPESTIVA a manifestação protocolada.

 

III - INFORMAÇÕES DA FISCALIZAÇÃO

A fiscalização contou com a participação da seguinte equipe técnica da AGERGS:

- Ivando Stein – Especialista em Regulação Eng.º Civil;

- Ricardo Pereira da Silva – Especialista em Regulação Eng.º Civil;

- Daniella Baldasso – Especialista em Regulação Contadora;

- Ricardo Samuel Citolin – Especialista em Regulação Eng.º Eletricista.

 

IV - INFORMAÇÕES DA DELEGATÁRIA

Empresa: CORSAN - Companhia Riograndense de Saneamento

Endereço: Rua Caldas Júnior, 120, 18º andar - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-260

Telefone: (51) 3215-5600

 

V - METODOLOGIA E ABRANGÊNCIA

A metodologia de fiscalização foi baseada nas normas e instruções regulatórias da AGERGS, bem como na legislação do setor e no Regulamento de Serviços de Água e Esgoto - RSAE Unificado, que será denominado de RSAE no decorrer deste relatório.

Inicialmente, a equipe de fiscalização realizou um levantamento dos locais que apresentavam problemas de pressão (medidas fora do intervalo estabelecido no artigo 40 da Resolução Normativa nº 66/2022 da AGERGS). Para isso, foram analisados os registros da Ouvidoria da AGERGS de denúncias/reclamações de usuários dos serviços de abastecimento de água por problemas de Pressão na Rede de Abastecimento de Água (baixa ou alta/excesso). Do mesmo modo, o histórico de compensações realizadas por interrupções prolongadas do serviço de abastecimento de água e demais processos referentes ao município nesta Agência Reguladora. 

Além disso, foi enviado em 9 de janeiro de 2025 o Ofício Nº 7/2025 - GP-CS (0474801) ao Poder Concedente, para informar sobre a fiscalização e para que, caso tivesse conhecimento acerca dos locais que apresentam problemas de pressão inadequada na rede de distribuição de água (seja pressão baixa ou alta), apresentasse esses pontos para incluir no plano de fiscalização.

Desta forma, foi utilizado o critério de verificação por amostragem, baseada na análise da documentação e dados fornecidos pela delegatária, reclamações da Ouvidoria e demais expedientes referentes ao município.

Em relação aos pontos de monitoramento de pressão, as medições foram realizadas próximas aos pontos de entrega de água (hidrômetro ou torneira próxima). É o ponto de entrega (ou de coleta) que divide a rede pública de água, mantida pelo prestador de serviços, das instalações da unidade usuária.

Seguindo a metodologia consolidada de fiscalização desta Agência Reguladora, para cada Constatação (C) apresentam-se as Não Conformidades (NC), Determinações (D) e Recomendações, caso existentes.

A existência de problemas técnicos eventualmente não observados não exime a delegatária de monitorá-los e corrigi-los permanentemente. A fiscalização da AGERGS não diminui, nem exime de responsabilidade a delegatária, quanto à adequação das instalações, à correção e à legalidade de operação e aos atos que praticar na prestação do serviço. Ressalta-se que a delegatária será responsável pelos danos que porventura decorrerem para o Poder Concedente, usuários ou para terceiros, nas atividades exercidas em função dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

 

VI - CONSTATAÇÕES, DETERMINAÇÕES, RECOMENDAÇÕES E NÃO CONFORMIDADES

Com o intuito de verificar os serviços de abastecimento de água prestados pela delegatária, passa-se à análise das medições de pressões realizadas na Fiscalização Técnica in loco em 21 de janeiro de 2025 (terça-feira). A Figura 1 apresenta a distribuição dos pontos monitorados no município.

 

Figura 1 - Mapa com a distribuição dos pontos monitorados e a pressão encontrada

 

Constatação (C.1) - Pressão na Rede de Abastecimento de Água

Na presente fiscalização de pressão na rede de abastecimento de água foram avaliados 21 pontos na área atendida pela delegatária. O Quadro 1 apresenta a relação dos endereços monitorados, sendo que as medições realizadas resultaram em pressões variando entre 0 (zero) e 24 metros de coluna d’água (m.c.a) e de, aproximadamente, 11,86 m.c.a na média da amostra de medições.

Quadro 1 - Resultado das medições realizadas

Pontos

Endereço (Rua, Avenida, )

Pressão (m.c.a)

Hora

P1

Edi Freire Nunes, 1643

8

09:25

P2

Gen. Osório, 1651

8

09:33

P3

Barão do Rio Branco, 1998

7,5

09:47

P4

Bomplande, 1298

14

10:08

P5

Gustavo Sampaio, 2071

15

10:19

P6

Alvaro Batista, 2550

15

10:33

P7

Gomes Carneiro, 1303

8,5

10:48

P8

Fausto de L. Aquino, 2142

15

10:56

P9

Barão do Rio Branco, 724

16

11:02

P10

Martinho Lutero, 1150

21

11:12

P11

José Ribeiro, 05

2

11:21

P12

Vinte de Setembro, 410

0

11:36

P13

Gen. Osório, 2480

7

11:55

P14

Gregório Camargo, 548

11

13:55

P15

D. Pedro I, 934

15

14:11

P16

Sarandi, 267

14

14:19

P17

Salgado Filho, 584

9

14:28

P18

D. Pedro I, 359

24

14:36

P19

Venâncio Aires, 158

16

14:43

P20

Joaquim Nabuco, 961

10

14:51

P21

Francisco Miranda, 684

13

15:00

 

A fiscalização realizada identificou que, dos 21 pontos monitorados, 8 (oito) apresentaram valores de pressão em desacordo com o que é previsto no Regulamento de Serviços de Água e Esgoto - RSAE Unificado (10 m.c.a). Isso corresponde a aproximadamente 38% da amostra, indicando um problema significativo na regularidade da pressão da água fornecida pela CORSAN.

Apenas para constar, o § 1º do art. 40 apresenta uma eventual exceção à norma: "Os valores de pressão estática superiores à máxima e da pressão dinâmica inferiores à mínima poderão ser admitidos, desde que justificados técnica e economicamente". Posto isto, cabe aqui fazer apontamentos de que essa exceção é considerada apenas para casos específicos, não podendo generalizar e ser justificativa cabível, já que não constitui motivo de ordem técnica a eventual incapacidade do fornecimento de água nos limites de pressão estabelecidos no RSAE Unificado e da legislação em vigor do setor de saneamento.

É preciso insistir também na necessidade de um serviço adequado aos usuários. Uma pressão adequada na rede de abastecimento de água é fundamental para garantir que a água seja distribuída de maneira eficaz para todas as áreas da rede, incluindo locais mais elevados e distantes da fonte de abastecimento, garantindo que o serviço seja prestado de forma confiável e contínua, sem interrupções prolongadas ou frequentes. Assim, uma pressão de água abaixo do nível recomendado pode resultar em diversos problemas que afetam a eficiência do sistema de abastecimento e a satisfação dos usuários.

Por outro lado, a constatação de pressão excessiva na rede de abastecimento de água pode representar um risco de danos às instalações internas dos usuários, como vazamentos em tubulações, danos a equipamentos e até mesmo rupturas em dispositivos de proteção, como registros e válvulas. Isso pode resultar em desperdício de água e um aumento desnecessário no consumo para os usuários e, consequentemente, em custos mais altos, além de representar um perigo para a segurança dos usuários e a integridade das propriedades. Da mesma forma, há diversos impactos para o sistema de abastecimento público, entre os quais se destaca a possibilidade de um uso ineficiente dos recursos hídricos, uma vez que isso pode levar a um aumento nas perdas de água na rede de distribuição.

Portanto, manter a pressão de água dentro dos limites recomendados não apenas promove a eficiência e continuidade dos serviços, mas também contribui para a segurança e a integridade das instalações e equipamentos dos usuários. A qualidade na prestação dos serviços também é tratada no artigo 2° do RSAE Unificado.

- Observações da equipe de campo no dia das medições de pressão (Anexo I - 0478811):

No decorrer dos trabalhos de tomada de pressão na rede, foram coletados relatos de usuários que mencionaram variações na pressão da água em diferentes horários e dias, mesmo nos pontos monitorados que apresentaram pressões dentro da faixa estabelecida pelo RSAE Unificado - entre 10 e 50 m.c.a, como se pode observar no Quadro 2.

 

Quadro 2 - Observações da equipe de campo no dia das medições de pressão

Pontos

Endereço (Rua, Avenida, )

Pressão (m.c.a)

Hora

Observação

P3

Barão do Rio Branco, 1998

7,5

09:47

Constatação de vazamento de Esgoto em frente ao imóvel. Usuário: já comunicou a CORSAN várias vezes e não resolvem.

P4

Bomplande, 1298

14

10:08

Constatação de vazamento no quadro.

P7

Gomes Carneiro, 1303

8,5

10:48

Usuário (n° 1335): praticamente todos os dias a pressão é baixa, inviabilizando o uso.

P11

José Ribeiro, 05

2

11:21

Usuário (n° 03): praticamente todos os dias a pressão é baixa, inviabilizando atividades básicas. Estão há muito tempo reclamando e CORSAN não resolve.

P12

Vinte de Setembro, 410

0

11:36

Usuário: falta de água/pressão permanece o dia todo. Já fez reclamações na CORSAN e a mesma finaliza o protocolo como "Atendido", mas sem solucionar o problema. Nunca recebeu compensação (REN n° 37) pela falta de água.

P14

Gregório Camargo, 548

11

13:55

Usuário (n° 561): em certos horários a pressão é baixa.

P16

Sarandi, 267

14

14:19

Usuário: a pressão baixa durante a manhã.

P17

Salgado Filho, 584

9

14:28

Usuário: falta de água para utilização em atividades corriqueiras.

 

No que pese parte dos resultados das medições realizadas no dia e horário desta vistoria estarem em conformidade com o previsto pelo RSAE, não é possível afirmar que não tenham ocorrido resultados insatisfatórios de pressão em outros horários ou dias. A tomada de pressão apresentada no presente expediente verificou o atendimento apenas para aquele momento específico. Assim, torna-se essencial uma análise mais aprofundada para identificar a causa específica ou as causas subjacentes da variação de pressão nos pontos monitorados no município.

Adicionalmente, os relatos de usuários nos pontos P3, P7, P11, P12, P14, P16 e P17 indicam problemas recorrentes de abastecimento devido à baixa pressão, comprometendo o atendimento adequado. Além disso, foi constatado que algumas demandas registradas na CORSAN como “Atendidas” - período desde 1° de janeiro de 2024 (doc. 0476993) -, não resultaram em uma solução efetiva para os consumidores, sugerindo falhas no acompanhamento e na resolução dos problemas reportados.

Ademais, dentre os casos analisados, destaca-se a situação do usuário no Ponto P12 (Rua Vinte de Setembro, 410), que enfrenta, de acordo com relatos do usuário, falta de água e pressão insuficiente durante todo o dia, sem qualquer solução por parte da CORSAN, inclusive por mais de 12h. O usuário já realizou diversas reclamações, que são finalizadas pela concessionária como "Atendidas" sem que o problema seja efetivamente resolvido. Além da falha contínua no fornecimento adequado de água, não há registro de compensação financeira ao usuário, conforme estabelecido pela REN nº 37 da AGERGS, que prevê ressarcimentos em situações de desabastecimento prolongado. Essa omissão evidencia um descumprimento das obrigações regulatórias e um impacto direto na qualidade do serviço prestado.

O histórico de reclamações de baixa pressão (doc. 0476993) evidencia que esses problemas não são isolados ou pontuais, mas persistem há meses em diversos endereços em que a equipe de fiscalização recebeu relatos de problemas, por exemplo:

P1 - Edi Freire Nunes: reclamações desde 30/07/2024;

P2 e P13 - Gen. Osório: reclamações desde maio de 2024;

P3 - Barão do Rio Branco: reclamações desde fevereiro de 2024;

P7 - Gomes Carneiro 1303: reclamações registradas em 24/09/2024, com protocolo marcado como "Atendido";

P11 - José Ribeiro: reclamações desde outubro de 2024;

P12 - Vinte de Setembro: reclamações desde abril de 2024;

P17 - Salgado Filho: reclamações desde novembro de 2024.

A falta de conformidade com os parâmetros regulamentares compromete a qualidade do serviço, impactando a continuidade do abastecimento, a satisfação dos usuários e a eficiência do sistema. Diante disso, faz-se necessária uma análise técnica mais detalhada para diagnosticar a origem dessas falhas e a implementação de medidas corretivas por parte da concessionária, garantindo que a pressão da rede esteja dentro dos limites regulamentares e assegurando um serviço adequado à população.

 

Não Conformidade (NC.1) - Pressão na Rede de Abastecimento de Água

Diante das medições apresentadas, constata-se (Constatação C.1) pressão em DESCONFORMIDADE com o intervalo definido no artigo 40 da Resolução Normativa nº 66/2022 da AGERGS - Regulamento de Serviços de Água e Esgoto - RSAE Unificado.

CAPÍTULO VII - DOS IMÓVEIS - SEÇÃO I - DAS INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA E ESGOTO

Art. 40. A delegatária fornecerá o serviço de abastecimento de água com intervalo entre 10 (dez) m.c.a de pressão dinâmica mínima e 50 (cinquenta) m.c.a de pressão estática máxima, medidas no quadro do hidrômetro (...). (grifou-se).

 Outrossim, restando prejudicada a prestação de um serviço adequado aos usuários, em especial às condições de continuidade e eficiência:

CAPÍTULO I - DO OBJETIVO DO REGULAMENTO

Art. 2.º. As delegatárias são responsáveis pela prestação de serviço adequado a todos os usuários, na forma da legislação aplicável, satisfazendo as condições de regularidade, generalidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, modicidade das tarifas e cortesia no atendimento, cabendo-lhes também prestar informações para a defesa de interesses individuais e coletivos.

 

Cumpre-nos assinalar que, nos termos do art. 22, II, da Lei nº 11.445/2007 (atualizada pela Lei nº 14.026/2020), que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, a garantia do cumprimento das condições e metas estabelecidas é um dos objetivos da regulação, perseguidos pela AGERGS.

 

Determinação (D.1) - Monitorar com datalogger de Pressão determinados pontos

Com o intuito de constatar a normalização dos serviços prestados, considerando que pode haver alguns pontos em que a pressão varie em determinados horários e, também, o cumprimento das Resoluções Normativas do Conselho Superior da AGERGS, em especial a REN nº 66/2022 - Regulamento de Serviços de Água e Esgoto - RSAE Unificado e da legislação em vigor do setor de saneamento, nesses termos, requisita-se à delegatária monitorar a pressão de água com datalogger de Pressão, por um período mínimo de 7 (sete) dias e intervalo de registro de 15 minutos, conforme locais constantes no Quadro 3.

 

Quadro 3 - Locais para monitorar com datalogger de Pressão

Pontos

Endereço (Rua, Avenida, )

P14

Gregório Camargo, 548

P16

Sarandi, 267

P20

Joaquim Nabuco, 961

 

Reforçamos a obrigatoriedade de monitoramento conforme determinação, contendo no mínimo para cada ponto a documentação conforme segue:

- Planilhas detalhadas contendo os dados brutos utilizados na geração dos gráficos.

- Documentação visual do monitoramento com identificação clara, contendo dados de hora, local e georreferenciamento.

- Justificativa para as alterações nos endereços dos pontos de monitoramento, garantindo que essas informações fiquem documentadas e para que esta Diretoria possa avaliar as modificações.

 

 Assim, determinamos que, no prazo de manifestação ao Termo de Notificação, sejam disponibilizados os resultados das medições de pressão registradas pelos equipamentos. 

Caso haja necessidade de prazo adicional para a realização do monitoramento e disponibilização dos resultados das medições de pressão requisitadas, orientamos que a CORSAN encaminhe solicitação tempestiva a esta Diretoria, por meio de e-mail.

 

Determinação (D.2) - Adoção de Medidas Corretivas para Adequação da Pressão na Rede de Abastecimento de Água

A delegatária deverá, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, apresentar um plano de solução para adequar as pressões da rede de abastecimento às normas vigentes, contendo:

  1. Diagnóstico técnico detalhado das causas das não conformidades verificadas, com base nas medições realizadas e nos relatos de usuários.

  2. Solução técnica a ser adotada, contemplando medidas com prazo razoável para a correção dos problemas de baixa pressão.

  3. Cronograma detalhado de elaboração do projeto, contratação e execução das obras e serviços necessários para adequação da pressão na rede de distribuição.

  4. Medidas emergenciais a serem implementadas de imediato para minimizar os impactos aos usuários afetados, incluindo eventuais ações de instalação de equipamentos de reforço de pressão e ajustes operacionais.

  5. Plano de comunicação com os usuários, incluindo informações claras sobre os prazos de execução das melhorias e os canais para registro de reclamações e acompanhamento das ações.

 

Constatação (C.2) -  Calibração dos equipamentos

A delegatária apresentou certificado válido de calibração para o manômetro utilizado nas verificações de pressão no dia do monitoramento, conforme Anexos 1 e 1.1 (0476852.

 

Constatação (C.3) - Vazamento na rede de esgoto

No decorrer dos trabalhos de tomada de pressão, verificou-se um vazamento na rede em frente ao imóvel P3 - Barão do Rio Branco, 1998, conforme Figura 2. 

 

Figura 2 - Vazamento de esgoto

 

Determinação (D.3) - Vazamento na rede de esgoto

A delegatária deverá comprovar, por meio de fotos e vistoria, que realizou o conserto do vazamento de esgoto em frente ao imóvel P3 - Barão do Rio Branco, 1998 ou apresentar cronograma para finalização do serviço. A determinação deverá ser atendida no no prazo de manifestação ao Termo de Notificação.

Apresentar comprovação de consertos de vazamentos mencionados, incluindo registro documental (ordens de serviço, relatórios fotográficos ou registros georreferenciados), bem como a data e o local exato do reparo.

 

Constatação (C.4) - Monitoramento realizado pela delegatária em determinados pontos

Em resposta ao item 4 do Ofício Nº 1/2025 - DSI (0474784) - "Se existentes, relação dos Pontos em que há dataloggers de Pressão instalados pela delegatária, com endereços e relatório (gráfico personalizado) de registros das medições verificadas em um dia de alto consumo, de preferência em uma sexta-feira" a delegatária apresentou a relação dos Pontos em que há monitoramento no município para verificar a variação de pressão ao longo dos dias, conforme endereços:

Logger - R. Martinho Lutero, 1228 - Pirahy (doc. 0476850);

- Logger - R. Floriano Peixoto, 2314 (doc. 0476849).

 

Constatação (C.5) - Melhorias para o SAA

Em sua resposta às informações requisitadas pela AGERGS no item 5 do Ofício Nº 1/2025 - DSI (0474784"Relação de estudos e projetos existentes para o SAA, com as correspondentes datas previstas para início da execução, bem como as previsões de elaboração de novos projetos", a delegatária informa o seguinte (pág. 2 do doc. 0476839):

Instalação de três ventosas e VRPs – Previsão de execução para o 1° trimestre/2025;
Instalação de floco-decantador – Previsão de execução para o 1° trimestre/2025;
Instalação de loggers para monitoramento – Previsão de execução para o 1°trimestre/2025.
 

Constatação (C.6) - Equipamentos de proteção para o SAA

Em sua resposta às informações requisitadas no item 6 do Ofício Nº 1/2025 - DSI (0474784) "Relatório descritivo sobre a setorização existente no SAA, indicando as zonas de pressão, Pontos de Controle de Pressão (PCPs) presentes no município, com endereços e relatório (gráfico personalizado) de registros das medições verificadas em um dia de alto consumo, de preferência em uma sexta-feira; os setores de manobra e a localização com endereços das Válvulas Redutoras de Pressão (VRP's), Válvulas de Expurgos e dos macromedidores instalados", a delegatária informa que os "Macromedidores estão localizados nas Estações de Tratamento de Água, endereço: R. Itajaí, 724 – Passo, setorizados para duas regiões da cidade, Centro e Passo".

 

IX – CONSIDERAÇÕES FINAIS

A ação fiscalizadora desenvolvida nesta delegatária, no município de São Borja, teve como objetivo verificar o cumprimento do Regulamento de Serviços de Água e Esgoto - RSAE Unificado - REN nº 66/2022 referente aos limites de Pressão na rede de água, bem como identificar eventuais pontos críticos na rede de distribuição.

Conforme se observa na Figura 3, é de se verificar que, considerando as medições feitas nos horários indicados, em 8 (oito) pontos as pressões apresentam-se em desconformidade com o previsto no RSAE Unificado. Registra-se, ainda, que devido a oscilações de pressão em determinados horários e dias, não há como precisar se os demais pontos de rede apresentam-se constantes em outros períodos. Diante disso, faz-se necessário o uso de monitoramento com datalogger de pressão, conforme determinação desta Diretoria de Saneamento e Irrigação e já utilizado pela delegatária em alguns pontos do sistema.

 

Figura 3 - Resultados das medições de pressões

 

Nesta fiscalização, foram feitas 6 (seis) Constatações (C), expedidas 3 (três) Determinações (D) e identificada uma Não Conformidade (NC) que se referem a irregularidades a serem sanadas pela delegatária.

Tenha-se presente que os serviços prestados pela delegatária apresentam-se em constante fiscalização por parte desta Agência no âmbito das Fiscalizações Técnicas e Fiscalizações de Qualidade da Prestação dos Serviços. Este relatório visa contribuir para a melhoria contínua do sistema de abastecimento de água no município. 

Em resumo, o monitoramento constante da variação de pressão é essencial para garantir a operação eficiente e confiável da rede de abastecimento de água e garantir que os usuários recebam água de qualidade e com pressão adequada. Com base nesses dados, a delegatária pode tomar medidas corretivas, como ajustar as válvulas e bombas, reparar vazamentos ou realizar manutenção preventiva para evitar problemas futuros.

Por fim, a quantidade de Não Conformidades e os correspondentes temas abordados na fiscalização que apresentaram procedimentos incorretos ou não conformes indicam que a empresa deve desenvolver ações de ajustes e monitoramento contínuo na qualidade do fornecimento de água, objetivando a busca contínua na qualidade dos seus processos, serviços e atendimento aos usuários em observância à legislação.

 

ANEXOS

É parte integrante do presente Relatório de Fiscalização:

1. Anexo I - Relatório Fotográfico e observações da equipe de campo durante a fiscalização de pressão (doc. 0478811).

 
 
 
 

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Documento assinado eletronicamente por Ivando Stein, Especialista em Regulação, em 05/02/2025, às 16:55, conforme Medida Provisória nº 2.200-2/2001.


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Documento assinado eletronicamente por Ricardo Samuel Citolin, Especialista em Regulação, em 05/02/2025, às 17:00, conforme Medida Provisória nº 2.200-2/2001.


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Documento assinado eletronicamente por Daniella Baldasso, Especialista em Regulação, em 05/02/2025, às 17:06, conforme Medida Provisória nº 2.200-2/2001.


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